VamosFugir.net

Arquivos para o mês de dezembro de 2011

Just Planes lança primeiro Blu-ray

Postado por diego182 no dia 21 de dezembro de 2011

A Just Planes, famosa produtora de DVDs aeronáuticos lançou seu primeiro título em Blu-ray, trata-se do titulo  Air Canadá  Polar Routes Boeing 777, ele está disponivel também em DVD.

Você pode conferir uma prévia dele no youtube oficial da Just Planes.

Episódios do Seriado Pan Am Gratis

Postado por diego182 no dia 21 de dezembro de 2011

Dica do meu amigo @sobrezep, o seriado Pan Am está gratis por tempo limitado na iTunes Store americana, corra e aproveite! Para fazer o download clique aqui. Estão disponíveis os primeiros nove episódios em qualidade SD e HD.

Ainda não assisti o seriado então não posso opinar, mas já baixei e está na fila para ser assistido, espero que aproveitem.

P.S.: O seriado está disponível no idioma inglês com legendas em inglês também, porém com uma certa facilidade achamos para baixar a legenda na internet.

Mayday Desastres Aéreos TAM 3054

Postado por diego182 no dia 20 de dezembro de 2011

Documentário bastante completo sobre o voo 3054 da TAM, da série Mayday Desastres Aéreos veiculada pelo canal Netgeo, Esse epsódio ainda não foi ao ar aqui no Brasil, porém já está disponível no Youtube segue abixo:

Se preferirem, tem uma versão dividida em 6 partes e com legendas em português (a legenda não está muito boa, mas ;e melhor que nada) vou postar os links abaixo:

Entrevista com Ivan Sant’Anna, no Programa do Jô

Postado por diego182 no dia 20 de dezembro de 2011

Abaixo coloco o video da entrevista do Ivan Sant’Anna no Programa do Jô falando sobre o seu livro Perda Total, ele também é autor do livro Caixa Preta.

No livro ele fala sobre o voo 402 da TAM, voo 1907 da Gol e o voo 3054 da TAM. Tenho o livro aqui e pretendo ler em breve e possivelmente fazer um review sobre o assunto.

Planejamento de voo com iPad

Postado por diego182 no dia 18 de dezembro de 2011

Quero mostrar a vocês como faço os planejamentos dos meus vôos e como isso era feito antes do iPad. vou começar mostrando como era feito antigamente e acho que neste caso uma imagem vale mais que palavras:

Acho que a imagem acima consegue descrever bem tudo que envolvia o planejamento de um vôo: régua, transferidor, lápis, cartas e uma pequena ajudinha tecnológica do computador.

Fora isso ainda tem todo o material que temos que levar no vôo, como o planejamento de cartas de saida, de aproximação e rota dentre outros documentos. Não que seja desnecessário levar tudo isso hoje em dia, não se engane, você deve levá-los junto com o iPad. Deve-se ficar guardado, pois além de ser obrigatório serve como um backup em caso de algum problema com o iPad.

Depois do iPad, um planejamento demorado passou a ser feito em minutos e com uma precisão muito maior do que o planejamento convencional.

Um detalhe muito importante é que para ter GPS incluso o iPad deve ser do modelo 3G.

Uma outra vantagem desses programas em relação aos GPS aeronáuticos é o preço bastante reduzido, sempre lembrando que GPS seja ele homologado ou não deve sempre ser usado como auxílio a navegação e nunca como meio primário.

Existem diversos apps na app store muito bacanas como o Jeppesen Mobile TC, Flight Guide iEFB, Fore Flight e o Air Navigation Pro. Infelizmente nosso país é desprovido de suporte para boa parte desses programas ou quando tem suporte é bastante precário. Claro existem exceções, os programas da Jeppsen funcionam muito bem por aqui e também o Air Navigation Pro, esse último inclusive é o foco desse artigo.

Ele não tem o que eu chamaria de melhor interface em relação aos concorrentes, porém funciona tão bem quanto e é facil de usar. A grande vantagem desse software em relação aos outros produtos é o suporte ao Brasil e sua capacidade de expansão com facilidade contendo cartas WAC vendido em separado, como In App Purchase.

Uma outra possibilidade é usar os mapas de cidades/estradas providos pelo Open Street Maps. Recentemente foi adicionado suporte a dados de elevação do Brasil também. Claro que isso tem um custo, o tamanho total com todos esses dados é de cerca de 2,6 GB. Um outro ponto interessante é que ele funciona tão bem no iPad quanto no iphone e você ainda conta com informações sobre a maioria dos aeroportos, heliportos e helipontos.

Abaixo um video comparando iPad com o instrumento do avião:

Como disse anteriormente um dos pontos mais interessantes é a sua capacidade de expansão podendo ser cadastrados waypoints, aeródromos, espaços aéreos dentre outras coisas. Além disso pode-se adicionar cartas de saída (SID), aproximação (STAR) e pouso por instrumento (IAC) além de qualquer outro documento em pdf relacionado ao aeródromo.

Os pontos negativos são a falta de algumas informações como meteorologia e o fato de ser mais voltado para vôos VFR (visual), porem, noto que desde que comecei a usar o programa ele evoluiu muito.

Um dos pontos negativos do programa pode ser suprido com outro chamado Aeroweather onde é possível pegar informações meteorológicas com grande facilidade, porém estamos no Brasil e o país tem um suporte mediocre no programa. Alguns aeroportos do interior ainda não são reconhecidos (o que faz falta) então temos que recorrer a programas tradicionais de meteorologia.

Um outro programa indispensável é o eWAC Sul e o eWAC Norte, que contem cartas visuais e instrumentos do país, incluindo cartas de corredores visuais, que com auxilio do GPS oferece uma excelente performance facilitando bastante a vida do piloto.